A expensão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo entre as estações Vila Prudente e Penha pode ser retomada, segundo disse o secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, em entrevista à TV Globo.
Baldy disse ainda que o governador João Doria autorizou a contratação dos projetos executivos para o trecho mencionado, e que as construções podem ser retomadas até 2022.
Trata-se de um indicativo de que o Governo Estadual deve priorizar o projeto dentre tantos que aguardam definições para conclusão dos trabalhos.
A expansão da linha verde contempla a chegada do Metrô até Guarulhos. No entanto, declarações do secretário e do presidente da Companhia, Silvani Alves Pereira já sinalizavam o fracionamento do projeto.
Prazo
Em uma apresentação para investidores, no qual o Via Trolebus teve acesso, o prazo mencionado é que os trens chegariam a Penha em 2025, e por fim em Guarulhos em 2028.
Alívio para as linhas 3-Vermelha e 11-Coral
Consideradas as mais lotadas do sistema metroferroviário, as linhas 3 e 11 terão alívio em seu carregamento, pelo menos em parte do trajeto, quando os usuários poderão baldear para a linha verde na estação Penha.
A nova extensão também deve atrair novos usuários que moram na Zona Leste, em bairros como a Vila Formosa.
Fases do projeto
Fase 1: V. Prudente – Vila Formosa (+ Complexo Manutenção Rapadura) 4,2 km, 4 estações, 16 trens. Acréscimo de demanda: 88 mil pass/dia;
Fase 2: Vila Formosa – Penha: 3,8 km, 4 estações, 4 trens.
Acréscimo de demanda: 255 mil pass/dia;
Fase 3: Penha – Dutra: 5,9 Km, 5 estações, 16 trens.
Demanda estimada para toda a Linha 2 (Vila Madalena – Dutra): 1,89 milhão pass/dia;
Acréscimo de demanda com o novo trecho: 437 mil pass/dia
comentários