VLT

Governador da Paraíba busca apoio federal para implantação de VLT em Campina Grande

Em um encontro entre governadores e membros do governo federal, o Governador da Paraíba, João Azevedo (PSB-PB), levou a demanda do projeto de Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT que atenderá a Campina Grande.

Foi pedido ao ministério da infraestrutura a liberação da via férrea que corta a região, que era de domínio da Companhia Brasileira de Trens urbanos – CBTU, e posteriormente passou para uma concessionária. “A parte jurídica já está sendo tratada” afirmou o governador em entrevista coletiva.

A cidade de Campina Grande considerada um dos principais polos industriais da Região Nordeste, pleiteia uma linha VLT. A população da cidade é de 450 mil habitantes e 55 mil são estudantes.

“Será um marco para Campina Grande, até porque a cidade está num processo de construção de um conjunto grande, o Aluízio Campos, são mas de 4 mil unidades, e que precisa ter uma forma, das pessoas que ali irão morar, elas possam efetivamente se deslocar. E a antiga estrada de ferro que corta Campina Grande, ela privilegia Campina Grande, ela passa por dentro, exatamente no centro da sua malha urbana” – afirmou Azevedo.

As obras são previstas para terem início em 2020. O trecho inicial teria 15 Km do Aluízio Campos até o Hospital da FAP. Uma linha férrea atualmente corta a zona periférica, passando pelo polo industrial, pelo centro e vai até o polo universitário, atendendo a hospitais.

A CBTU elaborou estudos de viabilidade do meio de transporte. A operação deve seguir moldes de outros sistemas brasileiros, com trens movidos a diesel.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Assuntos

Anúncios

Cadastre-se em nossa newsletter!