O Governador de São Paulo, João Doria, em entrevista coletiva para apresentação de polos de desenvolvimento regional nesta quinta-feira, 23 de maio, disse que a cidade de Santos está no radar para receber o projeto de Trem Intercidades – TIC, do governo do Estado.
“Uma visão clara e objetiva do Governo de São Paulo, desestatizante. Nós já anunciamos isso, programa que vai atingir rodovias, ferrovias, a hidrovia Tietê-Paraná, o Porto de São Sebastião…serão implementadas neste segundo semestre, ligando Santos-São Paulo-Vale do Paraíba, Santos-São Paulo-Região Metropolitana de Campinas até Americana.” – disse Doria.
Doria ainda comentou a autorização do governo federal para a implantação do serviço de passageiros, uma vez que o leito ferroviário é de domínio da União.
Etapas
O serviço de trens regionais pode ser implantado em etapas: Ligação entre São Paulo e Campinas, que incluirá a concessão da Linha 7-Rubi da CPTM, além de um serviço metropolitano parador entre Jundiaí e Campinas. Este é o trecho prioritário, que já tem um orçamento previsto de R$ 5 bilhões e a modelagem dos projetos está avançada. A licitação deve ser lançada em 2020.
Posteriormente existe a intenção de levar o trem de Campinas para Americana. Depois uma ligação entre a capital paulista e o Vale do Paraíba, e por último a conexão dessa rede com a cidade de Santos. Não foram anunciados prazos para estas etapas.
comentários