O Metrô do Porto, sistema de transporte público do Grande Porto em Portugal, que consiste numa rede ferroviária electrificada, subterrânea no centro da cidade e à superfície na periferia, recebeu três propostas para um contrato de fornecimento de 18 veículos ferroviários.
A operadora convocou licitações em dezembro para o contrato com um valor estimado de € 56 milhões, incluindo cinco anos de manutenção. As propostas recebidas foram da CRRC Tangshan, Siemens Mobility e Škoda Transportation.
O concurso especifica que os veículos devem ser bidirecionais e capacidade mínima de 240 passageiros, incluindo 60 sentados e uma velocidade máxima de pelo menos 80 km/h. As propostas serão avaliadas segundo critérios técnicos.
As entregas estão previstas para 2021 até 2023, à taxa de um por mês. Os veículos seriam utilizados em todas as linhas da rede, aumentando a frota atual de 72 Eurotram e 30 Flexity Swift LRV fornecidos pela Bombardier.
O Metrô do Porto também trabalha para a construção de uma nova linha de 2,5 km e prolongamento da Linha D para o sul em 3,2 km. Espera-se que o trabalho nesses dois projetos comece no início de 2020 e seja concluído em 2023.