Foto: Renato Lobo
Mobilidade Urbana

Trânsito na Região Metropolitana de São Paulo caiu em 3 anos consecutivos, diz Uber

A região metropolitana de São Paulo teve reduções nos índices de congestionamentos. É o que diz um estudo da Fundação Instituto Pesquisas Econômicas (FIPE), que usou dados de viagens da Uber.

Para chegar a conclusão, os pesquisadores analisaram a diferença entre os tempos médios de deslocamento quando a capital paulista está congestionada e quando as ruas estão livres. E então, foi constatado que em 2018, o paulista gastou 23 minutos em deslocamento por conta do trânsito.

Em 2016, a variação entre o tempo das viagens com vias vazias e com trânsito foi de 39,6%, enquanto em no ano passado, o índice caiu para 31,4%.

Apps ajudam na mobilidade urbana

O mesmo instituto indica ainda que o transporte por aplicativo pode ajudar na redução de demanda por vagas de estacionamento além de servir como “ultima perna” nos deslocamentos feitos por meio do trem ou metrô.

No entanto, um setor tem ficado bem incomodado com o novo meio de transporte: as empresas de ônibus. Já foram apresentadas queixas em São Paulo, Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Aracaju (SE) e Maceió (AL), além de nove cidades da região metropolitana do Rio de Janeiro.

Enquanto novas modalidades de transportes por meio de app se popularizam, o sistema de transporte por ônibus vem perdendo passageiros.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Assuntos

Anúncios

Cadastre-se em nossa newsletter!