Trens Regionais

Rumo deve expedir carta viabilizando Trem Intercidades na semana que vem, diz ANTT

O Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, junto com o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Pedro Moro, estiveram na última quinta-feira, 25 de abril, na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, em Brasília, para discutir o projeto do Trem Intercidades – TIC.

Participou do encontro, o Diretor-Geral da ANTT, Mario Rodrigues Jr, e Bernardo Figueiredo, do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

Segundo Mario Rodrigues, um documento expedido pela concessionária Rumo deve sair na semana que vem. Tudo indica que a carta é uma espécie de autorização do uso da ferrovia por onde deve operar as composições de passageiros.

“Temos um compromisso do nosso ministro (Gomes de Freitas) com o governador de São Paulo. Como combinamos aqui hoje, está faltando uma carta da concessionária Rumo. Vai nos entregar na semana que vem. E na próxima semana vamos preparar o termo aditivo para dar muito mais sustentabilidade para esta reivindicação. Acredito que nos próximos 30 ou 40 dias a gente já esteja com tudo isso providenciado.”, disse o Diretor-Geral da ANTT.

O titular da pasta metropolitana postou em sua conta no Facebook sobre o encontro:

O projeto

A licitação do trem de médio percurso entre São Paulo e Campinas, deve sair ainda neste ano. A concessão deve conter a operação da Linha 7-Rubi da CPTM. Ou seja, a empresa e consórcio que vencer a disputa, também operará a Linha 7, assim como um serviço parador entre Jundiaí e Campinas, e o trem expresso entre as duas pontas. O eixo entre Campinas e Americana deve sair em um segundo momento, sem data definida.

Já a concorrência do segundo projeto de Trem Intercidades entre a capital paulista e o Vale do Paraíba deve sair em 2021, de acordo com projeções do vice-governador do estado, Rodrigo Garcia (DEM). A declaração foi dada em encontro com empresários na região.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Boa notícia. Esperamos que o TIC enterre de vez o projeto do aeroporto de Parelheiros e o de SBC que caso saiam do papel vão suprimir ainda mais o pouco de matas que nos resta.

  • Bom espero que saia do papel. Mas se tratando de PSDB nós já sabemos o que acontece.
    Pois quero ver depois de 98 quando terminou de vez com o sistema de transportes de passageiros.

Publicidade

Assuntos

Cadastre-se em nossa newsletter!

Cadastre-se em nossa newsletter!