O Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, junto com o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Pedro Moro, estiveram na última quinta-feira, 25 de abril, na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, em Brasília, para discutir o projeto do Trem Intercidades – TIC.
Participou do encontro, o Diretor-Geral da ANTT, Mario Rodrigues Jr, e Bernardo Figueiredo, do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.
Segundo Mario Rodrigues, um documento expedido pela concessionária Rumo deve sair na semana que vem. Tudo indica que a carta é uma espécie de autorização do uso da ferrovia por onde deve operar as composições de passageiros.
“Temos um compromisso do nosso ministro (Gomes de Freitas) com o governador de São Paulo. Como combinamos aqui hoje, está faltando uma carta da concessionária Rumo. Vai nos entregar na semana que vem. E na próxima semana vamos preparar o termo aditivo para dar muito mais sustentabilidade para esta reivindicação. Acredito que nos próximos 30 ou 40 dias a gente já esteja com tudo isso providenciado.”, disse o Diretor-Geral da ANTT.
O titular da pasta metropolitana postou em sua conta no Facebook sobre o encontro:
O projeto
A licitação do trem de médio percurso entre São Paulo e Campinas, deve sair ainda neste ano. A concessão deve conter a operação da Linha 7-Rubi da CPTM. Ou seja, a empresa e consórcio que vencer a disputa, também operará a Linha 7, assim como um serviço parador entre Jundiaí e Campinas, e o trem expresso entre as duas pontas. O eixo entre Campinas e Americana deve sair em um segundo momento, sem data definida.
Já a concorrência do segundo projeto de Trem Intercidades entre a capital paulista e o Vale do Paraíba deve sair em 2021, de acordo com projeções do vice-governador do estado, Rodrigo Garcia (DEM). A declaração foi dada em encontro com empresários na região.
comentários