O sistema de ônibus da capital paulista pode ganhar anúncios automáticos das próximas paradas. O item seria obrigatório para as empresas que assinarem o novo contrato n licitação dos transportes que está em curso.
A informação é de Francisco Christovam, presidente do SPUrbanuss, Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo. A entidade recebeu portais de mobilidade no último sábado, e o Via Trolebus esteve presente.
A ferramenta seria semelhante ao presente nos trens do Metrô e na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, e informa o passageiro sobre a próxima estação.
Entidade pede melhorias na infraestrutura
Uma das reclamações do sindicato foi a respeito da falta de estrutura necessária para a operação dos ônibus com menor interferência possível. Christovam citou o número baixo de corredores exclusivos.
“São Paulo tem 14 mil ônibus que transportam 9,5 milhões de passageiros todos os dias. A cidade tem 17 mil km de vias, dos quais, os ônibus passam por 4,5 mil km. No entanto, destes 4,5 mil km, só 500 km são de faixas semi-exclusivas, já que os ônibus têm de dividir espaço com vários veículos permitidos, como os táxis, e mais uns 130 km de corredores, que também não são de fato exclusivos. BRT mesmo, com exclusividade, só os 8 km do Expresso Tiradentes e é o trajeto onde os ônibus têm a maior velocidade comercial e a melhor avaliação da população” – disse o presidente da entidade.
A atual administração tem como meta a construção de apenas 9,4 km de corredores exclusivos para os coletivos.