Foto: Luiz Coelho
CPTM Trens Regionais

Leito ferroviário entre SP e Campinas pode sofrer alterações para abrigar Trem Intercidades

Com previsão de lançamento do edital de licitação da primeira linha do Trem Intercidades – TIC para este ano, junto com a concessão da Linha 7-Rubi, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, a via férrea entre São Paulo e Campinas deverá sofrer intervenções.

Além do serviço de médio percurso, é previsto um trem parador entre Campinas e Jundiaí.

O Via Trolebus teve acesso a dados com uma fonte que mostram os possíveis trabalhos na ferrovia, onde ainda é avaliado quem fará o investimento: A CPTM ou incluído na concessão.

Trem Intercidades

As projeções indicam a segregação da via para o TIC entre São Paulo e Campinas. A ideia é uma linha expressa com 102 km de extensão e 3 paradas formando o eixo Barra Funda – Jundiaí – Campinas com tempo de viagem de aproximadamente 60 minutos.

Intervenções

É previsto ainda a implantação de uma 3ª via entre Pirituba e Jundiaí, além da preservação de área para implantação de uma futura 4ª via para os trens de carga, entre Perus e Jundiaí. Projeções dão conta da permanência do compartilhamento atual da carga até a construção da 4ª via, pela MRS e Ferroanel.

Trecho Jundiaí e Campinas com remodelação

A projeção da conta de uma remodelação e reconstrução de vias com retificação de geometria e drenagem entre Jundiaí e Campinas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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  • Esse Trem Intercidades era pra ter saído do papel já há um bom tempo. Ainda mais se pensarmos que num passado nem tão distante tinhamos trens de passageiros por todo o estado praticamente.
    “Parabéns” aos governantes que sucatearam a malha propositalmente.

  • Já notaram que de tempos em tempos esse tal de trem Intercidades volta ao noticiário apenas para dizer o que “deve ser feito em um futuro próximo” que nunca chega? Já estamos cansados de enganação. Esse trem já deveria estar funcionando há anos. E deveria ser estendido para todo o interior paulista! Com certeza há demanda para trens de passageiros, tanto entre a RM de Campinas (3 milhões hab.) e a RM de SP (mais de 20 milhões de hab.), como em todo um Estado com mais de 42 milhões de habitantes! A quem esses imbecis no governo querem enganar? Vão procrastinar esse trem até quando? Quem manda esse projeto andar a passos de tartaruga?

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