Foto: Luiz Coelho
CPTM Trens Regionais

Leito ferroviário entre SP e Campinas pode sofrer alterações para abrigar Trem Intercidades

Com previsão de lançamento do edital de licitação da primeira linha do Trem Intercidades – TIC para este ano, junto com a concessão da Linha 7-Rubi, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, a via férrea entre São Paulo e Campinas deverá sofrer intervenções.

Além do serviço de médio percurso, é previsto um trem parador entre Campinas e Jundiaí.

O Via Trolebus teve acesso a dados com uma fonte que mostram os possíveis trabalhos na ferrovia, onde ainda é avaliado quem fará o investimento: A CPTM ou incluído na concessão.

Trem Intercidades

As projeções indicam a segregação da via para o TIC entre São Paulo e Campinas. A ideia é uma linha expressa com 102 km de extensão e 3 paradas formando o eixo Barra Funda – Jundiaí – Campinas com tempo de viagem de aproximadamente 60 minutos.

Intervenções

É previsto ainda a implantação de uma 3ª via entre Pirituba e Jundiaí, além da preservação de área para implantação de uma futura 4ª via para os trens de carga, entre Perus e Jundiaí. Projeções dão conta da permanência do compartilhamento atual da carga até a construção da 4ª via, pela MRS e Ferroanel.

Trecho Jundiaí e Campinas com remodelação

A projeção da conta de uma remodelação e reconstrução de vias com retificação de geometria e drenagem entre Jundiaí e Campinas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus