Trens Regionais

Governo Federal anuncia trem para passageiros entre Belo Horizonte e Brumadinho

As cidades de Belo Horizonte e Brumadinho podem ganhar um serviço de trem turístico, anunciou ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, na última sexta-feira, 12 de abril, durante visita ao município onde o rompimento de uma barragem ceifou a vida de 225 pessoas e deixou outras 52 desaparecidas.

O serviço que atenderia a uma demanda de 2 mil passageiros por dia, seria bancado pela iniciativa privada. A ferrovia ligaria BH ao museu de Inhotim, mas os trilhos podem ser estendidos até a comunidade de Marinhos.

“Temos uma antiga estação em Marinhos que será toda reformada, assim o trem pode conectar o interior e estar próximo à sede. Temos lá uma comunidade quilombola e todas as pessoas que estiverem próximas, poderão usufruir dessa comodidade”, disse o prefeito Avimar de Melo Barcelos (PV).

O trecho é operado pela MRS Logística, e a concessionária dos trens de carga já teria autorizado a passagem dos vagões para passageiros. “O próximo passo agora é fazer a revitalização de alguns vagões e, quem sabe, a Vale possa nos ajudar nesse processo para que possamos promover essa viagem de passageiros”, afirmou o ministro.

O serviço poderá ter quatro viagens por dia, atendendo a turistas, e também trabalhadores que se deslocam entre as duas cidades diariamente, que ficam cerca de 115 km de distância uma da outra.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Assuntos

Cadastre-se em nossa newsletter!

Cadastre-se em nossa newsletter!