O Governo do Estado da Paraíba articula com setores do governo federal para a implantação de um Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT em Campina Grande, um dos principais polos industriais da Região Nordeste.
O governador João Azevêdo (PSB) em entrevista à imprensa local, confirmou que o meio de transporte é uma de suas promessas de campanha, e que o projeto segue em fase de elaboração e tem viabilidade técnica garantida.
“Esse projeto tem pareceres técnicos assegurados. Nós tivemos a oportunidade de fazer uma reunião com o ministro da Infraestrutura, apresentamos a nossa proposta e tivemos uma receptividade muito boa”, disse Azevêdo.
O estado pede autorização para uso de uma ferrovia na região. “Pedimos a liberação da faixa que era usada pela antiga CBTU, que passou por uma concessão privada e não houve investimento nenhum”, afirmou.
O trecho inicial teria 15 Km do Aluízio Campos até o Hospital da FAP. Uma linha férrea atualmente corta a zona periférica, passando pelo polo industrial, pelo centro e vai até o polo universitário, atendendo a hospitais.
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU elaborou estudos de viabilidade do meio de transporte. A operação deve seguir moldes de outros sistemas brasileiros, com trens movidos a diesel.
Entre as cidades que operam o meio de transporte estão João Pessoa, Maceió, Natal, Recife e Teresina. Um outro eixo de transporte está sendo implantando entre Brasilia e a cidade de Valparaíso, em Goiais.