A extensão da Linha 2-Verde do Metrô de Vila Prudente até Guarulhos poderá construída em 3 fases distintas. Em fevereiro deste ano, representantes do governo estadual já finalizavam um possível fracionamento na expansão. A informação consta em uma apresentação a investidores na qual o Via Trolebus teve acesso.
Segundo a apresentação, o trecho prioritário seria entre a Vila Prudente e Vila Formosa, com a construção do Complexo Manutenção Rapadura, acrescentando 4,2 km de trilhos na linha que vem da Vila Madalena, 4 estações, e 16 trens novos, o que colocaria no eixo de transporte, 88 mil passageiros por dia. Este trecho, segundo o documento, tem estimativa de ser entregue em 2025.
Já a fase 2 corresponde ao trecho entre Vila Formosa e Penha, com 3,8 km de trilhos, mais 4 estações, 4 mais trens novos, acrescentado a demanda, 255 mil usuários diariamente. Este trecho poderá ser entregue somente em 2026.As duas fases teriam o investimento de R$ 6,37 bilhões.
Já a fase 3 elevaria a Linha 2-verde e mais 5,9 Km com 5 estações novas estações e 16 novos trens, fazendo com que o ramal teria uma demanda diária de 1,89 milhão passageiros por dia. A apresentação da conta do prazo de entrega para 2028.
Sem prazo para início das obras
Apesar da apresentação ser um tanto quanto otimista, ainda que não tenha sido divulgada oficialmente, o início das construções da Linha 2 rumo a Guarulhos segue incerto. O Governo Estadual tinha suspendido a emissão da ordem de serviço até o final do mês de março.
Passado este prazo, não foram divulgados por hora um novo cronograma. A suspeita é que a secretaria dos transportes metropolitanos esteja avaliando quais obras deve tocar, quais cabem no orçamento, e quais devem ser concedidas para a iniciativa privada.
comentários