O Governador João Doria, em entrevista ao telejornal Bom dia São Paulo, disse que portas de plataforma seriam instaladas em estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, ainda neste ano. Na ocasião, o tucano também falou que as obras da Linha 6-Laranja seriam retomadas ainda em 2019.
A fala vem de encontro com intenções em modernizar as paradas dos trens metropolitanos, no entanto, até agora não há o lançamento de licitações para tal. Os equipamentos serviriam para organizar o fluxo e melhorar a segurança dos usuários.
De concreto até agora, existe o processo de implantação de redutores de vão em oito estações em um contrato de R$ 7,2 milhões.
Os equipamentos serão instalados nas estações Brás e Tatuapé (linhas 11-Coral, 12-Safira e Connect), São Miguel Paulista (linha 12-Safira), Osasco (linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda), Santo Amaro (linha 9-Esmeralda), Luz e Barra Funda (linhas 7-Rubi e 11-Coral ) e Santo André (linha 10-Turquesa).
Em agosto, um levantamento apontou que desde 2015, cerca de 3 mil pessoas já se machucaram ao cair no vão entre o trem e a plataforma em estações da companhia, o que seria uma média de 1 mil por ano. Em 2015, foram 871 casos; em 2016 foram 989 ocorrências e, em 2017, 997 casos.
comentários