VLT

Brasília quer obras de VLT ainda neste ano

Com obras estimadas para ainda este ano, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (SEMOB) publicou na semana passada um termo de autorização que permite que cinco empresas produzam estudo de viabilidade para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos – VLT na W3.

Os trabalhos serão concluídos em até 120 dias, e o melhor estudo deve servir de base para a licitação do meio de transporte que será tocado por meio de uma Parceria Público-Privada – PPP.

Antes da licitar, o projeto também será apresentado à população por meio de audiência pública. Depois da assembleias, será feita a licitação, e depois que será escolhida a vencedora, que tocará as obras por um período de até 36 meses.

O VLT deve ligar os terminais Asa Sul, Asa Norte e aeroporto com extensão de 22 km. O sistema terá capacidade para transportar quase 200 mil passageiros por dia integrando o metrô, BRT Sul e ao BRT Oeste. Os investimentos são estimados entre R$ 1 e 1,5 bilhão de reais, incluindo obras civis, material rodante, sistema de energia e sinalização.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus