Depois de dirigentes da CPTM informarem que existem projetos de levar a Linha 10-Turquesa, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, de volta para a estação da Luz, prefeitos de cidades do ABC Paulista, cortadas pela ferrovia, pedem a retomada do trecho no centro da capital.
“A volta da linha 10-Turquesa à estação Luz trará ganho significativo para a Mobilidade Urbana de todo o Grande ABC, uma vez que os moradores que utilizam o trem teriam acesso direto a mais duas linhas do Metrô, a 1-Azul e 4-Amarela. O Consórcio acompanhará esse processo de perto para garantir que tal medida melhore a qualidade no transporte público da região”, disse Paulo Serra, prefeito de Santo André.
O atendimento entre o Brás e a Luz foi suprimido em 2011, mas em 2013 o antigo secretários dos transportes metropolitanos, Jurandir Fernandes, chegou a dizer que os trens voltariam a operar em seu traçado original, desde que o projeto chamado Expresso ABC fosse implantado.
O Trem expresso de fato começou a operar, mas em uma modalidade diferente. Na década passada, o serviço expresso era previsto para ligar o centro até a região do ABC. Em 2016, a CPTM implantou o serviço aproveitando a via férrea central, mas somente entre as estações Prefeito Celso Daniel – Santo André e Tamanduateí, trecho com maior demanda.
Agora a operadora depende de uma série de mudanças para que as composições que vêm de Rio Grande da Serra, voltem a parada histórica no centro da capital paulista.
comentários