VLT

Considerado por Crivella como “porcaria”, VLT é aprovado pela maioria de seus usuários

Se o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, diz que o Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT, que opera no centro, é uma “porcaria“, a maior parte dos usuários do meio de transporte o considera bom ou muito bom. Crivella se referia ao fato do sistema ser deficitário, e a administração pública ter que arcar com custos, sendo que existem outras demandas, como creches.

Uma pesquisa do Instituto Datafolha aponta que 92% dos usuários do bonde moderno avaliam o funcionamento bom ou muito bom. A pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais e o índice de confiança da pesquisa é de 95%. Dos passageiros, cerca de 70% utilizam o transporte para deslocamentos de trabalho, durante os dias úteis.

O VLT do Rio foi entregue em 2016, e atualmente transporta 80 mil usuários por dia e realizadas cerca de 500 viagens diariamente.

Conta com 28 km, e a frequência dos trens é de 5 a 10 minutos. As composições trafegam em uma velocidade média de 15 km por hora, mas podem chegar a 50 km/h. O sistema conta com 32 trens fabricados pela Alstom do modelo Citadis.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • O gasto e maior q a utilidade
    So serve p zona sul cheia de bus com ar cond e de curta distancia
    Esquanto zona norte com trem de escravos
    Sim passa todo dia na penha o “trem da escravidão”
    Pessoas penduradas no calor por uma hora…
    So nao ve qm nao quer
    Vlt e luxo da zona sul

    • Boa tarde. O VLT Carioca é um sistema de transporte público integrador, com a finalidade de levar todos os seus usuários para pontos específicos aonde tenha: trem, barcas e metrô. Em todas as capitais do mundo, saem os ônibus e entra o VLT. Lembrando mais uma vez que o VLT Carioca é um sistema de transporte público integrador e não transporte público de massa.

Publicidade

Anúncios