CPTM

CPTM estuda volta da Linha 10 para Luz e Linha 11 até a Barra Funda

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM estuda estender a Linha 11-Coral até a estação Palmeiras-Barra Funda, e a volta da Linha 10-Turquesa até a Luz. Para tanto, os trens da Linha 7-Rubi teriam como ponto final, também a Barra Funda.

Os planos futuros foram divulgados durante uma palestra feita pelo presidente da Companhia, Pedro Moro, em uma feira do setor, conforme divulgou o canal The Railway.

A mudança, no entanto, não tem data certa para ocorrer. Para tornar realidade, a companhia deveria retomar os contratos para implantação do sistema CBTC (por sua sigla do inglês Communications-Based Train Control), em português sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação, no Expresso Leste, além de um plano de vias da Luz até a Barra Funda.

Este cenário beneficiária uma antiga reivindicação de usuários da Linha 10 que pedem a operação até a Luz, desde que a ferrovia foi encurtada até o Brás em 2012. Com os trens vindo do ABC até a Luz, outra mudança deverá ser feita: A Linha 7-Rubi com ponto final em Palmeiras-Barra Funda.

Os passageiros vindos de Jundiaí e Francisco Morato com destino ao centro, teriam a disposição os trens da Linha 11, que possuem menores intervalos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Saudades da linha 10 indo até a Barra Funda, esperando o dia que a CPTM verá a necessidade de nós do ABC em chegarmos ao centro de São Paulo mais rápido que fazendo integrações, hoje trabalho na vila Leopoldina, e faço 4 integrações por viagem até chegar ao meu destino.

  • “Para tornar realidade, a companhia deveria retomar os contratos para implantação do sistema CBTC (por sua sigla do inglês Communications-Based Train Control), em português sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação, no Expresso Leste, além de um plano de vias da Luz até a Barra Funda.”
    Ou seja nunca mais a L10 voltará a Luz.

  • Vai sobrecarregar a linha 3 – Vermelha? Nahhhh, abiguinho, fulaninho vai pegar a linha Coral pra descer na Luz e então fazer transferência pra linha 1 ou 4, pra quê vai pegar a linha vermelha, que já tá ali do lado e vai fazer o mesmo e em menos tempo (a velocidade entre Luz e Barra Funda não vai aumentar só porque tem linha nova rodando). Vai dar certinho, pode acreditar.

    • Tem q ficar dessa maneira q está , pois a linha 10 demora pra passar os intervalos do trem são demorados . Acho isso um absurdo, enquanto na linha 11 passa em minuto em minuto, a linha 10 passa em 20 30 minutos. O melhor e sair do Brás mesmo pois não vem lotado. Aff

  • Excelente idéia, alivia a linha vermelha e estimula os usuários da linha amarela a desembarcarem na República para seguir pelo metrô rumo a zona leste. Usa as plataformas ociosas da estação Barra Funda. Acho que podiam fazer algumas adaptações e levar o trem regional de Americana/ Campinas para a estação Júlio Prestes, é só fazer um túnel até a Luz e os passageiros podem acessar a cidade de São Paulo quase que inteira a partir da conexão com a estação da Luz

  • Tem q ficar dessa maneira q está , pois a linha 10 demora pra passar os intervalos do trem são demorados . Acho isso um absurdo, enquanto na linha 11 passa em minuto em minuto, a linha 10 passa em 20 30 minutos. O melhor e sair do Brás mesmo pois não vem lotado. Aff

  • Já cansei de falar disso, a única diferença é que a 10 tb iria pra Barra Funda, assim a Luz deixaria de ser ponto final… Afinal a estação Barra Funda é enorme e comportaria todas e aumentaria a agilidade dos trens…

  • Para isso dar certo o ideal seria a requalificação da estação Julio Prestes com melhoria nas plataformas existentes, e a construção de um túnel para passageiros conectando com a estação Luz.
     Linha 7 Francisco Morato – Julio Prestes
     Linha 8 Itapevi – Julio Prestes
     Linha 10 Rio Grande da Serra – Luz
     Linha 11 Estudantes – Barra Funda

    Resumindo a Estação Julio Prestes e Luz ficando unificada poderá conectar usuários das Linhas 01 Metro, 04 Metro, 07 CPTM, 08 CPTM, 10 CPTM, 11 CPTM.

Publicidade

Anúncios