Supervia

Trem da SuperVia que bateu em outro, avançou sinal vermelho

No acidente onde um trem colidiu com outro na estação São Cristóvão, no sistema da SuperVia no Rio de Janeiro, que deixou feridos e um morto, a composição que trafegava avançou o sinal vermelho, antes de se chocar com a outra parada na estação. Ambas foram fabricadas pela Alstom.

A informação faz parte de um levantamento que está sendo feito pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes – Agetransp, que investiga o caso.

Mas, o fato do trem invadir um circuito que não estava liberado não é a causa principal. Segundo o órgão, uma combinação de dois ou três fatores podem explicar o incidente. Entre estes estariam falha humana, falha mecânica e falha de comunicação.

As informações foram obtidas por uma espécie de caixa preta dos trens. Sem prazo de conclusão, o relatório final será submetido a um conselho diretor da agência, que deverá aplicar ou não, punições à concessionária SuperVia.

A Polícia Civil, que em paralelo investiga o caso, solicitou acesso às imagens da colisão nas cabines dos maquinistas, e aguarda o recebimento do relatório do equipamento que registra os eventos das duas composições.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus