CPTM

Secretário fala em levar CPTM até Campinas e concessão das Linhas 8 e 9

Em entrevista ao jornal “Bom dia São Paulo“, da TV Globo, o Secretários dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse que a Linha 7-Rubi, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, pode chegar até Campinas.

Questionado sobre uma possível privatização, Baldy falou sobre a linha Rubi: “A linha 7, que liga a cidade de São Paulo até Jundiaí, estender até Campinas e o projeto intercidades, então repassar sim a iniciativa privada para fazer este investimento”, disse o titular da pasta.

A promessa já havia sido feita pelo governo que antecedeu o de João Doria. No ano passado, o então Governador Marcio França em campanha para sua reeleição, prometeu estender a ferrovia, que hoje liga a Luz e Jundiaí, até a cidade já a partir de 2019.

Com a vitoria do tucano, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), afirmou que pediria ao governador eleito que mantenha o projeto da ligação ferroviária entre a Estação Cultura, no centro de Campinas, à Estação da Luz, no centro de São Paulo.

Já sobre a entrevista desta sexta, a fala do secretário foi em resposta a concessão de linhas da CPTM, onde Baldy confirmou que deve conceder a Linha 7-Rubi junto com o projeto de Trem Intercidades, onde é previsto atendimentos entre a capital paulista até Americana.

Linhas 8 e 9

O titular da pasta também afirmou que até o fim do ano, as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda devem ser concedidas à iniciativa privada até o final de 2019.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus