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Prefeitura estuda alternativas para melhorar fluxo dos ônibus na região do Terminal Morumbi

Com a criação de novas linhas e transferências de outras que faziam ponto final na estação Butantã e Pinheiros, algumas avenidas do entorno do Terminal Morumbi, anexo à estação São Paulo – Morumbi, da linha 4 – amarela, começaram a receber mais ônibus que antes e, com isso, sobrecarregando o tráfego.

Uma das hipóteses levantada pelo Via Trolebus consistiria na criação de faixas exclusivas de ônibus em duas avenidas: Jorge João Saad e Ministro Laudo Ferreira de Camargo. Ambas as avenidas possuem de 3 a mais faixas de rolamento.

A avenida Jorge João Saad recebeu 3 novas linhas depois da inauguração do terminal: Paraisópolis/Terminal Morumbi; Shopping Portal/ Terminal Morumbi e Terminal Campo Limpo/Terminal Morumbi (esta passa por uma parte da avenida). Outras 2 linhas já passavam pela avenida: Jardim Jaqueline/ Santo Amaro e Jardim Paulo VI / Estação de Transferência Água Espraiada. Todas as ligações mencionadas já vem de trajetos com faixas ou corredores de ônibus antes de desembocar na João Saad como as avenidas Giovanni Gronchi, Eliseu de Almeida e Francisco Morato.

Já a avenida Ministro Laudo Ferreira de Camargo, no Jardim Peri Peri, tornou-se ligação dos ônibus que vem da Raposo Tavares, que antes seguiam pela rodovia até a estação Butantã, com a avenida Eliseu de Almeida que liga o Terminal Morumbi. A Avenida Eliseu de Almeida já possui faixa exclusiva para os coletivos. A Ferreira de Camargo possui 3 faixas de rolamento porém uma destinada a estacionamento de carros que poderia ser convertida em faixa de ônibus.

Confira a nota da Prefeitura de São Paulo enviada ao Via Trolebus:

“A CET e a SPTrans avaliam o cenário atual nas avenidas Jorge João Saad e Ministro Laudo Azevedo de Camargo, após a entrega terminal de ônibus junto à Estação São Paulo – Morumbi do Metrô, para verificar as medidas mais adequadas para o local”.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

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