Foto: Sergio Mazzi
Monotrilho

Metrô segue com trabalhos para extensão do monotrilho rumo a Cidade Tiradentes e Ipiranga

O monotrilho da Linha 15-Prata atualmente liga a estação Vila Prudente até a Vila União, e o Metrô toca a continuidade do meio de transporte no trecho até a estação Jardim Colonial, sendo que a porção até São Mateus é a mais adiantada e deve ser entregue ainda neste ano. As obras entre Vila União e São Mateus devem ser retomadas ainda este mês.

O eixo de transporte, no entanto, originalmente foi projetado para ligar a estação Ipiranga, na Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, até a Cidade Tiradentes, com ao todo de 26,6 km de extensão e 18 estações.

Em 2015, o Metrô decidiu congelar as extensões entre Jardim Colonial e Hospital Cidade Tiradentes e entre Vila Prudente e Ipiranga, alegando que “a prioridade é concluir os trechos que já possuem obras avançadas antes de abrir novas frentes de trabalho”.

Mesmo com a postergação das novas estações, a companhia segue com os projetos, e para o ano de 2019 foram destinados 275 milhões no eixo Ipiranga/Tiradentes, de acordo com o relatório Integrado de 2018, publicado no site da operadora.

Entre as ações que o relatório destaca para a ampliação do monotrilho são:

  • Projeto básico em Modelagem da Informação de Construção (Building information Modelling – BIM) da Estação Ipiranga, contemplando a gestão do contrato e a solução de interfaces;
  • Gestão técnica e aprovação do projeto básico civil da Estação Ipiranga para futura integração com a Linha 10 – Turquesa da CPTM;
  • Estudo de alternativas de traçado e caixa de sistema viário para duplicação da Avenida Ragueb Chohfi, no trecho Estação Jardim Colonial – Pátio Ragueb Chohfi;

O último item pode tentar sanar uma questão importante para ampliação do sistema de trens aéreos: a duplicação e adequação da Avenida Ragueb Chohfi, a cargo da prefeitura de São Paulo.

O valor destinado, entretanto, não garante o início das obras. Para colocar em prática, o governo estadual terá que buscar recursos ou financiamento.

Mais trens

Quando concluir os trechos, o Metrô deverá ainda comprar mais trens. Atualmente conta com 27 composições, mas para atender o eixo entre Ipiranga e Cidade Tiradentes, a Linha 15-Prata deverá contar com 54 composições.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus