Metrô SP

Estado quer solução para a Linha 6-Laranja do Metrô até agosto

O Governo do Estado de São Paulo pretende ter uma solução para a Linha 6-Laranja do Metrô antes do mês de agosto deste ano, segundo reportagem do jornal Metro, com declarações do secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy.

As construções estão paradas desde 2016, e o eixo de transporte era tocado por meio de uma Parceria Público-Privada – PPP, com o consórcio Move São Paulo, que teve dificuldades na obtenção de recursos para tocar os trabalhos depois que empresas que compõe o grupo foram alvo da operação lava a jato, da Polícia Federal.

O Governo então declarou o processo de caducidade no ano passado. Já o consórcio disse à publicação que as obras foram paralisadas porque o governo não avaliou o pedido de reequilíbrio contratual.

Foi criado

Agora a administração pública avalia três alternativas:

  • A desapropriação do consórcio para que o próprio Metrô siga com as obras;
  • A abertura de uma nova licitação para que um outro consórcio siga com os trabalhos, inclusive com a criação de um grupo de trabalho;
  • Venda da operação para um novo grupo de investidores pelo próprio consórcio;

A Linha 6-Laranja

O eixo metroviário quando finalizado, vai ligar a região da Brasilândia até a São Joaquim, da Linha 1-Azul, e 15 estações, passando pela Freguesia do Ó, Pompeia, Perdizes, Pacaembu, Praça 14 Bis e Bela Vista. Este trecho prevê o transporte de mais de 630 mil passageiros por dia.

O Metrô chegou a projetar duas extensões: Uma ao norte, rumo região da Rodovia dos Bandeirantes, e a outra rumo a Cidade Líder, na Zona Leste. No entanto, a segunda extensão foi substituída por um outro projeto, a Linha 16-Violeta, que ligará a estação Oscar Freire até a Cidade Líder, assumindo o traçado na porção leste do ramal laranja.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus