O Metrô de São Paulo, a partir de agora, poderá criar subsidiárias que terão foco em outras atividades, e não só transporte de passageiros em São Paulo, e com isso levantar novas receitas para gastos com manutenção e expansão da rede metroviária.
A ideia é a estatal poder explorar atividades como consultoria técnica e disputar contratos também fora de São Paulo.
“A mudança na legislação permitirá que o metrô possa fazer parcerias com a iniciativa privada, e isso vai trazer receita para melhorar a qualidadedo serviçoe até contribuir para a expansão”, diz Silvani Pereira, presidente do Metrô.
Sobre a mudança na legislação que Silvani cita, o presidente remete a lei que criou a Nova Política de Mobilidade Metropolitana (leia aqui).
O Metrô também poderá ficar responsável por linhas metroferroviárias de outros estados, como é o caso da CCR hoje que opera em São Paulo e em Salvador, caso vença uma possível licitação.
Uma outra possibilidade de ganhos de novas receitas é utilizar os túneis do metrô para passagem de cabos de fibra ótica de empresas de tecnologia e telefonia.
Fonte: Folha de São Paulo