CPTM

Governo retoma obras na estação Francisco Morato, da Linha 7-Rubi

Após uma momentânea paralisação nas obras da estação Francisco Morato, na Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, a Secretária dos Transportes Metropolitanos – STM informou ao Via Trolebus que as construções serão retomadas, e que a empresa conseguiu recursos para os trabalhos.

“A Secretaria de Transportes Metropolitanos conseguiu recursos necessários para zerar o débito da obra da estação Francisco Morato da CPTM e determinou a sua retomada”, diz a nota. As informações da interrupções nos canteiros de obra havia sido reveladas pelo “Diário da CPTM“.

A modernização da parada começou em 2009, mas parou logo em seguida, em 2011. Já em 2016 a empresa fez uma nova licitação, com a promessa de entrega-la em 2020.

A estação serve como ponto de conexão dos trens que liga a Luz, no centro de São Paulo até Francisco Morato, e de lá partem as composições rumo a Jundiaí.

História

Inaugurada em  14 de fevereiro de 1867, o local foi inicialmente chamado de Belém (nome da fazenda cujas terras foram cedidas para a sua construção), e então foi rebatizada em 1954 para Francisco Morato. Nascido em 1868, Francisco Morato foi um proeminente jurista e político. Faleceu em 1948.

A Linha 7-Rubi transporta em média, 454.000 passageiros por dia. Na estação passaram em média, mais de 33.000 passageiros por dia, de acordo com a Tabela de Movimentação de março da CPTM.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus