Estrasburgo, na França, será a primeira cidade a operar ônibus produzidos pela Alstom. A comuna adquiriu 12 unidades da montadora do modelo Aptis, que é totalmente elétrico. Os veículos são carregados durante a noite na garagem.
O design do ônibus elétrico Aptis é inspirado nos bondes, oferecendo 25% a mais de área de janela que os coletivos convencionais. O modelo é caracterizado por quatro rodas direcionáveis, que permitem um piso baixo.
A Forsee Power está fornecendo baterias de íons de lítio baseadas na química NMC. Os operadores de transporte público devem ter uma opção tanto em termos de velocidade de carregamento quanto no número de módulos. O modelo pode rodar mais de 250 km com uma unica carga, dependendo da configuração da bateria.
A Alstom pretende arrendar as baterias para os operadores de transporte público, a fim de amortecer os encargos financeiros para os clientes na compra de veículos elétricos. O objetivo é ter um custo total equivalente aos ônibus diesel padrão.
Desde que o protótipo foi apresentado em março de 2017, quatro unidades de teste Aptis cobriram mais de 40.000 quilômetros sob condições operacionais reais, de acordo com a fabricante.