Ônibus

Volvo testa ônibus elétrico autônomo em Cingapura

A Volvo deve testar ônibus elétricos autônomos em Cingapura. As unidades com 12 metros de cumprimentos são uma parceria entre a Volvo Buses, a Universidade Tecnológica de Nanyang (NTU) e a Land Transport Authority (LTA). Os testes são feitos no campus da universidade para depois circular em vias públicas.

De acordo com a montadora, os veículos passaram por rigorosas avaliações preliminares no Centro de Excelência para Testes e Pesquisa de Veículos Autônomos da NTU. Trata-se da primeira aplicação autônoma da empresa fora de sua sede na Suécia.

“O ônibus elétrico com tecnologia autônoma representa um passo importante para nossa visão de cidades mais limpas, seguras e inteligentes. A jornada rumo à plena autonomia é, sem dúvida, complexa. Nossa parceria com a NTU e a LTA é fundamental para concretizar essa visão, assim como nosso compromisso de manter a segurança em primeiro lugar”, diz Håkan Agnevall, presidente da Volvo Buses.

O veículo é equipado com um software desenvolvido pela fabricante que funciona como agente integrador entre os vários sensores e os principais controles do ônibus. Os pesquisadores da NTU fizeram o aprimoramento do sistema de IA que se comunica com os vários sensores, permitindo que o e-bus funcione de forma autônoma.

Possuem ainda sensores de detecção e alcance de luz (LIDARS), câmeras 360 graus e um sistema avançado de navegação global por satélite que utiliza cinemática em tempo real. Ele funciona como qualquer sistema de posicionamento global (GPS), mas usa várias fontes de dados para fornecer uma precisão de localização de até um centímetro.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Assuntos

Cadastre-se em nossa newsletter!

Linkedin – A Máquina de Empregos

Cursinho para Enem

Cadastre-se em nossa newsletter!