Metrô SP

Linha 16-Violeta: Nova ligação metroviária da Zona Leste com a Zona Oeste

Em um futuro distante a zona Leste de São Paulo terá uma nova ligação metroviária: a Linha 16-Violeta.

Confira o 30º Vídeo no canal do Via Trolebus no YouTube:

No último Relatório de Gestão 2015-18 do Metrô, onde a companhia lista projetos a serem escolhidos pelo poder executivo, consta o termo “Definição de diretrizes para a Linha 16“.

O traçado deste novo projeto foi divulgado no ano passado no site Metrô/CPTM

A nova linha assume o traçado do eixo leste da linha 6-Laranja. Estudos do Metrô apontam a nova ligação metroviária partindo da região de Cidade Líder, atendendo a bairros da zona leste, como Vila Formosa, Mooca cruzando com a Linha 10-Turquesa.

O atendimento serviria como alternativa a Linha 2-verde, no eixo que futuramente também cortará a zona leste entre Vila Prudente, até a Dutra, passando pela Vila formosa e Penha. Há projeções que mostram que esta extensão da linha verde tornará a ligação metroviária que corre por debaixo da avenida paulista como uma das mais carregadas do sistema.

A nova proposta da linha violeta também ajudaria a aliviar a demanda da Linha 3-vermelha. Voltando a linha 16-Violeta, depois o novo eixo de transporte corta a Aclimação, cruza a estação Paraíso, das linhas 1-Azul e 2-verde, e corre paralela a avenida paulista chegando ao terminal Oscar Freire, da linha 4-Amarela.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Se um dia sair. A linha 15ª Prata da cidade tiradentes ao Ipiranga. Linha 6 Laranja da bandeirantes com a linha 7º Rubi até a linha 10 Turquesa. Linha 5 lilás até o ipiranga. Aí vai ficar muito bom essa ligação na Z.L

  • Aos poucos a malha Metroviaria vai tomando forma , esperamos que esse novo governo toque e termine as obras em curso e recomece a Linha 6 Laranja e dê um Sprint da Brasilandia até a Água Branaca ou Barra Funda.

Publicidade

Anúncios