Monotrilho

Estado prorroga prazo com consórcio de obra do monotrilho da Linha 17-Ouro

Foto: Ricardo Milani

Foi divulgado no Diário Oficial desta sexta-feira (15) a prorrogação de um contrato para obras do monotrilho da Linha 17-Ouro [Aeroporto de Congonhas – Morumbi], a cargo do Consórcio TIDP, formado pelas empresas Tiisa e DP Barros. O novo prazo agora é para 10 de janeiro de 2020.

Segundo promessa do governo estadual, a Linha 17 deverá ser entregue no final do ano que vem. As primeiras projeções davam conta que o meio de transporte seria entregue em 2014 para a copa do mundo. Neste meio tempo, diversos contratempos e até incidentes marcaram o processo de construção dos trens elevados.

Projeto encurtado

Com previsão inicial com 17,7 quilômetros de extensão e 18 estações entre Jabaquara, Aeroporto de Congonhas e a estação São Paulo -Morumbi, a linha foi encurtada, e deve atender Congonhas até a conexão com a linha 9-Esmeralda da CPTM. Já o valor inicial da obra subiu, de R$ 2,64 bilhões orçados em 2010, para R$ 3.74 bilhões.

Sete anos em obras

As construções da Linha 17 foram autorizadas em 2012, e o então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse que tentaria correr para entregar a obra para a copa.

“Serão dois anos de obras, nós vamos correr o máximo para ficar pronto antes da Copa do Mundo, se possível. As pessoas vão poder sair do Aeroporto de Congonhas e pegar o trem”, disse na época.

Na época, as autoridades davam conta de que o processo de implantação do meio de transporte seria mais rápido que sistemas convencionais de metrô. “Para agilizar o processo e ampliar a oferta de transporte público, o Governo de São Paulo vem utilizando o sistema de monotrilho, que fica pronto mais rápido e é mais barato, além de não interferir em redes subterrâneas de esgoto”, segundo uma nota publicada na época.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Insistem em votar em politicos do PSDB que nunca tiveram foco, nem projeto para a mobilidade, é isso que dá…

    Tem mais é que PIORAR mesmo para aprenderem a votar.

  • eu nao entendi que secretario falou ve se eu estou errado a linha 17 ouro teria dusa conexoes 1 sp morumbi ate o aerpoerto de congonhas e 2 conexao seria uma outra linha pararela a 1 vai que iria ate o patio de metro la estaçao do jaabquara da linha 1 azul pelo que entendi nao vai ter esse xtensao ate o jaabquara

    • Há tempos reduziram o projeto, será Congonhas – Morumbi(CPTM). Jabaquara – sp morumbi(metrô) vai ficar para os sonhos apenas, uma fase futura que se vier …. Nao será tão cedo.

Publicidade

Assuntos

Cadastre-se em nossa newsletter!