O Governador de São Paulo, João Doria, voltou a afirmar que o estado analisa substituir o monotrilho da Linha 18-Bronze por uma outra tecnologia. A afirmação foi feita durante uma coletiva quando foi entregue novos ônibus para o corredor ABD.
“Estamos atentos a isso e entendendo que uma decisão do passado, não quero fazer críticas, mas nem sempre dadas as circunstâncias de hoje se aplica neste momento. Se há alternativas melhores, temos que adotar“, afirmou o governador.
A linha 18 ligará a estação Tamanduateí até Djalma Dutra, em São Bernardo do Campo, cortando São Caetano do Sul e Santo André.
Doria disse está sendo levado em conta o tempo de execução de implantação desse meio de transporte.
“Ainda não há uma decisão firmada a esse respeito. O que há é um grupo de estudo coordenado pelo secretário Baldy e outros secretários também, incluindo o vice-governador Rodrigo Garcia, que é nosso secretário de governo, com vista a análise do melhor modal, aquele que pode ser implantado no menor tempo possível, oferecendo funcionalidade, eficiência, velocidade, capacidade de transporte, segurança e conforto.”, afirmou o governador. Segundo ainda Doria, a decisão sairá em 60 ou no limite 90 dias.
Há informações de bastidores que existem análises de um corredor de ônibus do tipo Bus Rapid Transit – BRT ou até um Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT substituir os trens elevados. A Linha 18 foi projetada para ser operada por meio do monotrilho, e parte do seu traçado margeia o Ribeirão dos Meninos.
Uma parceria público-privada foi assinada em 2014 com o Consórcio Vem ABC para a construção e operação do meio de transporte. No entanto, as obras não foram iniciadas já que a administração estadual não conseguiu obter recursos para desapropriações.
A linha 18 terá aproximadamente 15 km de extensão e 13 estações, transportando cerca de 314 mil passageiros por dia.
comentários