O Metrô concluiu a reforma de 98 trens ao custo de R$ 1,8 bilhão, e a última composição reformada chegou ao pátio Jabaquara em 23 de agosto de 2018. Quatro trens, no entanto, estão parados sem prestar serviços, segundo apurou o Via Trolebus.
Os trens parados são o K21, modernizado por Consórcio MTTrens (T’Trans / Grupo MPE / Temoinsa), L30 e L43, reformados pela Alstom e o J47, modernizado pela Bombardier. As composições estão paradas nos pátios Jabaquara, Belém e Itaquera.
A K21 foi entregue modernizada em 2012, ou seja, sete anos sem prestar serviços.
Os comboios foram fabricados entre a década de 70 e 80, e após a repaginação ganharam ar-refrigerado, câmeras de vigilância, sensores para detecção de fumaça, sistema de informação audiovisual (monitores e displays), monitoramento contínuo dos equipamentos pelo operador (data bus) e sistema de freios com controle de patinagem e deslizamento.
Reserva técnica
Em nota ao Via Trolebus, o Metrô de São Paulo informou que as composições em questão fazem parte da “reserva técnica” e que estão em período de garantia.
Confira nota na íntegra:
“Toda a frota de 169 trens do Metrô de São Paulo é nova ou modernizada. Os trens citados pela reportagem têm todos os itens de modernização em período de garantia e sua execução em curso junto à empresa fornecedora. As quatro composições encontram-se dentro da reserva técnica de 15% da frota para a operação do sistema e isso em nada interfere na operação tampouco tem impacto na segurança dos usuários.”
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