Estação Vila Prudente | Foto: Diego Torres Silvestre
Metrô SP

Governo sinaliza fracionar extensão da Linha 2-Verde até a Penha

Foto: Diego Torres Silvestre

A expansão da Linha 2-Verde da Vila Prudente rumo a Guarulhos poderá ser feito em fases, e em sua primeira etapa chegar até a Penha.

Durante dois encontros, o secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, em entrevista aos sites Diário do Transporte e Via Trolebus, e o presidente do Metrô, Silvani Alves Pereira, em reunião com portais de transportes, citaram o projeto da linha verde indo até o bairro da Zona Leste, o que indica uma fracionamento da extensão.

A decisão, no entanto, de tocar a obra deverá ser anunciada nas próximas semanas, assim como os demais projetos metroferroviários. O “cardápio” de linhas ainda é estuda pela STM, e será apresentada ao Governador João Doria em breve.

Histórico

A ideia de levar a Linha 2-Verde até Guarulhos ganhou força no começo da década, cujo a expansão conta com 14 km e 13 estações. Parte dos imóveis por onde será erguidos as estações e saídas de emergência e ventilação, foram desapropriados e demolidos.

O projeto ajudaria a desafogar a Linha 3-Vermelha, além de criar uma conexão com o segundo município do estado em número de habitantes e a primeira não-capital estadual mais populosa do país.

O governo estadual, no entanto, congelou o projeto por restrições financeiras. Uma possibilidade de construir um trecho do ramal seria por conta destas restrições.

Concessão

A linha 2-Verde entrou no radar da gestão passada para ser concedida a iniciativa privada. O antigo governador Geraldo Alckmin, chegou a admitir o fato em entrevista à Folha de São Paulo.

Já o atual governador em diversas entrevistas, disse que tocaria novas extensões desde que seja com recursos privados.

Confira o vídeo: Quando Guarulhos terá Metrô?

YouTube video

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus