SPTrans

Bruno Covas fala sobre construção de corredores de ônibus

Em entrevista ao jornal El País, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, disse que está focado na recuperação dos corredores de ônibus existentes, quando perguntado sobre a construção de novas estruturas para o transporte coletivo. Confira a fala de Covas:

“A gente resolveu focar na manutenção dos [corredores] atuais. A questão das pontes e viadutos é a ponta do iceberg da ausência de uma cultura de manutenção de equipamentos públicos [a Prefeitura mandou vistoriar mais de 70 estruturas depois que um viaduto na marginal Pinheiros cedeu, em novembro passado]. Hoje a gente tem vários problemas estruturais nos corredores existentes. Então nós vamos fazer corredor novo, só que a maior porcentagem de quilômetros vai ser de manutenção e melhorias nos existentes. A gente está tentando antes de começar uma coisa nova, botar para funcionar a que já existe. Isso vale também para os corredores de ônibus.”

Covas já havia afirmado que não atingiria a meta de implantação das vias, em entrevista ao programa Roda Viva. A meta eram 72 quilômetros de vias exclusivas para os coletivos. O prefeito disse que não será possível tirar o projeto do papel por questões relacionadas a falta de recursos.

Falou também falou sobre ciclovias:

“Sobre a ciclovia: A gente termina agora, no primeiro trimestre, o plano cicloviário da cidade que estabelece onde você precisa ter ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota e um plano de conexão entre as existentes. Com isso, a gente vai ter um norte para estabelecer com mais clareza onde continua, onde não continua e onde vão ser implementadas novas ciclovias. Nós vamos deixar a cidade com mais quilômetros de ciclovia do que nós encontramos, mas com muito mais conectividade”

São Paulo conta com mais de 400 km de vias para ciclistas feitas na gestão do ex-prefeito Fernando Haddad. O projeto, no entanto, foi polêmico e enfrentou resistências de setores da sociedade. A principal critica é que parte dos trajetos são pouco utilizados por quem pedala.

Já os cicloativistas dizem que a malha precisa de conexão para que as estruturas menos utilizadas, sejam melhores aproveitadas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus