Em entrevista a Rádio CBN Campinas, o Secretário dos Transportes Metropolitanos Alexandre Baldy, detalhou o projeto do Trem Intercidades no Estado de São Paulo.
De acordo com o titular da pasta, em fevereiro deve sair o cronograma oficial, que envolve Estado, União e a concessionária de trens de carga.
O novo meio de transporte de passageiros deve usar os trilhos existentes, o que nas palavras do secretário acelera a implantação do projeto. Mas para prosseguir com a implantação, segundo Baldy, os concessionários devem repassar a linha para que o governo federal, este que por sua vez repassaria ao governo estadual para a concessão. E então serão definidas as intervenções.
Trecho Prioritário
Nas palavras do secretário, o trecho São Paulo – Campinas – Americana será o primeiro a ser implantado. Posteriormente serão tocados outras linhas como São José dos Campos e Taubaté, e também um eixo para Sorocaba.
Remodelagem de estações
Baldy disse também que estações da Linha 7-Rubi, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM serão remodeladas para comportarem o trem regional. Entre as paradas, o secretário destacou a Palmeiras – Barra Funda, Francisco Morato e Jundiaí. Baldy disse também que há necessidade de melhorias no sistema de energia para comportar as novas composições.
Interessante utilizarem a Linha 7 para oferecer esse tipo de serviço, porém o projeto do ferroanel deveria ser revisto, já que o mesmo não leva em consideração a implantação do trem intercidades no trecho utilizado para o transporte de cargas.
Retiraram toda a fiação elétrica das linhas em Campinas e pagaram para isso! Agora vão pagar para recolocar a fiação! Brasil é uma desgraça!
Já mande para CPTM porem não obtive resposta uma readequação das linhas 7 e 10
Hoje linha 7
Dois Trechos
Jundiaí x Francisco Morato
Francisco Morato x Barra Funda
Linha 10
Rio Grande da Serra X Brás
Um Sistema ideal para as duas linhas
Linha 7 dois Trechos
Francisco Morato X Barra Funda
Barra Funda X Tamanduateí
Linha 10
Tamanduateí X Rio Grande da Serra
Trecho entre Luz e Brás ganharia mais uma opção, pois hoje a L11 não dá conta do recado no horário de pico.
E assim diminuiria no trecho mais cheio da linha a necessidade de embarque e desembarque