Secretário fala em remodelação de estações da Linha 7 para Trem Intercidades

Em entrevista a Rádio CBN Campinas, o Secretário dos Transportes Metropolitanos Alexandre Baldy, detalhou o projeto do Trem Intercidades no Estado de São Paulo.

De acordo com o titular da pasta, em fevereiro deve sair o cronograma oficial, que envolve Estado, União e a concessionária de trens de carga.

O novo meio de transporte de passageiros deve usar os trilhos existentes, o que nas palavras do secretário acelera a implantação do projeto. Mas para prosseguir com a implantação, segundo Baldy, os concessionários devem repassar a linha para que o governo federal, este que por sua vez repassaria ao governo estadual para a concessão. E então serão definidas as intervenções.

Trecho Prioritário

Nas palavras do secretário, o trecho São Paulo – Campinas – Americana será o primeiro a ser implantado. Posteriormente serão tocados outras linhas como São José dos Campos e Taubaté, e também um eixo para Sorocaba.

Remodelagem de estações

Baldy disse também que estações da Linha 7-Rubi, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM serão remodeladas para comportarem o trem regional. Entre as paradas, o secretário destacou a Palmeiras – Barra Funda, Francisco Morato e Jundiaí. Baldy disse também que há necessidade de melhorias no sistema de energia para comportar as novas composições.


Autor: Renato Lobo

Ler todos os posts

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

3 Comentários deste post

  1. Interessante utilizarem a Linha 7 para oferecer esse tipo de serviço, porém o projeto do ferroanel deveria ser revisto, já que o mesmo não leva em consideração a implantação do trem intercidades no trecho utilizado para o transporte de cargas.

    Juliano / Responder
  2. Retiraram toda a fiação elétrica das linhas em Campinas e pagaram para isso! Agora vão pagar para recolocar a fiação! Brasil é uma desgraça!

    Rodrigo Conceição / Responder
  3. Já mande para CPTM porem não obtive resposta uma readequação das linhas 7 e 10
    Hoje linha 7
    Dois Trechos
    Jundiaí x Francisco Morato
    Francisco Morato x Barra Funda
    Linha 10
    Rio Grande da Serra X Brás

    Um Sistema ideal para as duas linhas
    Linha 7 dois Trechos
    Francisco Morato X Barra Funda
    Barra Funda X Tamanduateí
    Linha 10
    Tamanduateí X Rio Grande da Serra

    Trecho entre Luz e Brás ganharia mais uma opção, pois hoje a L11 não dá conta do recado no horário de pico.
    E assim diminuiria no trecho mais cheio da linha a necessidade de embarque e desembarque

    Leandro Silva dos Santos / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.