CPTM

Secretário de Transportes e Presidente da CPTM falam ao Via Trolebus sobre planos da Companhia

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, e o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM receberam nesta terça-feira, 22 de janeiro, páginas especializadas em mobilidade urbana, e o Via Trolebus esteve presente.

Na ocasião foram abordados temas que dizem respeito operadora dos trens metropolitanos. O secretário chegou a afirmar que no passado, a “CPTM não teve prioridade, e que agora tem”.

Camelôs

Foi discutido sobre o problema do comércio ilegal nos trens da CPTM. De acordo com o presidente da companhia,
dificuldades com contratos existentes de segurança impedem uma maior efetividade na coibição da pratica. No entanto, Moro disse que a empresa tem como meta reduzir a venda ilegal de produtos nos trens, e que devem haver conversas com secretaria de segurança.

Extensão da Linha 13-Jade

Segundo Pedro Moro, dos planos de extensão da Linha 13-Jade, o que está mais encaminhando é da ferrovia rumo ao bairro de Bonsucesso, em Guarulhos. Já na outra ponta, rumo ao Ipiranga, será mais a longo prazo. Moro, cita entretanto, possíveis dificuldades, como um projeto da terceira pista do Aeroporto, que poderia dificultar a extensão dos trilhos.

Trens novos da Linha 13-Jade

Pedro Moro disse também que até o final do primeiro semestre deste ano, a companhia espera testar o novo trem da linha 13. A CPTM comprou 8 trens do consórcio Temoinsa-Sifang, da série 2500.

Contratos de energia 

O presidente da CPTM contou que no final da década passada, houve investimentos expressivos na CPTM, mas que nos últimos anos por conta de restrições financeiras, alguns destes contratos não conseguiram ter êxito.

Moro destaca que existe um plano de investimento para os próximos, para sanar questões como de energia nas linhas.

Concessão 

O secretário Alexandre Baldy reafirmou o desejo de conceder as estações da CPTM, sem que a operação seja concedida. Disse também que Palmeiras-Barra Funda poderá será a primeira.

Outra informação que diz respeito aos Trens Intercidades e a Linha 7-Rubi, é que com a entrada dos serviços de média distância, o perfil dos trens paradores pode mudar, o que confirma a possibilidade da Linha 7 entrar no pacote da Parceria Publico Privada – PPP dos trens regionais.

Linha 9 – Esmeralda

O presidente da CPTM contou aos blogs que a sessão pública para abertura dos envelopes referente a uma licitação do lote 2 da obra entre Mendes e Varginha, deve ocorrer na quinta-feira, 24 de janeiro. Moro não se comprometeu com prazos de entrega da extensão até Varginha. Este contrato é o úlimo que falta ser assinado para a expansão da linha 9. Outros 7 já foram assinados e já estão sendo executados.

Disse também que a CPTM finaliza estudos para a iniciativa privada tocar uma nova parada no trem da marginal, a estação João Dias.

Linha 10 – Turquesa

Moro confirmou também que estão nos planos da companhia a compra de novos trens para a Linha 10-Turquesa, que liga o Brás até Rio Grande da Serra.

Nota: nosso agradecimento ao Igor Roberto, da Rede Noticiando, que foi parte importante neste encontro.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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