Os moradores de Santiago, no Chile, devem ganhar uma nova linha de Metrô nesta terça-feira, 22 de janeiro de 2019: a chama Linha 3, com 18 estações que beneficiará quase um milhão de passageiros diariamente.
A nova rota conectará Quilicura com Providencia em apenas 30 minutos, passando por Conchalí e pelo centro da cidade , encurtando os tempos de transferência e melhorando a qualidade de vida dos habitantes dessas áreas.
Além disso, terá seis estações que servirão como uma combinação com outras linhas:
- Plaza Egaña com a linha 4
- Ñuñoa com a linha 6
- Irarrázaval com a linha 5
- Universidade do Chile com a Linha 1
- Plaza de Armas com a linha 5
- Cal y Canto Bridge com a linha 2
Com a entrega da Linha 3, a rede passará a contar com mais de 130 quilômetros de trilhos.
Passado e futuro
As primeiras ideias para a construção de um metrô em Santiago surgiram nos anos 40, devido à expansão populacional da cidade que causava problemas ao transporte coletivo de Santiago do Chile. No dia 15 de setembro de 1975 seria inaugurada a primeira linha durante o governo de Augusto Pinochet.
Já sobre novas linhas, a Linha 7 foi anunciada pela presidente Michelle Bachelet durante a conta pública de 1º de junho de 2017. Muito da sua rota será paralela à Linha 1, descongestionando-a e reduzindo seu fluxo em aproximadamente 10 mil passageiros. Beneficiará diretamente as comunas de Renca, Cerro Navia, Quinta Normal, Santiago, Providencia, Las Condes e Vitacura.
comentários