Anunciada concessão de três ferrovias até 2020 pelo Ministro da Infraestrutura

Foi anunciado a concessão de três ferrovias até 2020, pelo Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. O anuncio foi feito em um vídeo publicado nas redes sociais do ministério, onde Freitas diz que o programa é “ambicioso, mas possível”.

O primeiro trecho deverá ligar o Porto Nacional, no Tocantins, a Estrela D’Oeste, em São Paulo, integrando uma conexão entre os portos de Itaqui (MA) e Santos (SP), onde o leilão deve ocorrer em março deste ano.

As demais concessão devem ocorrer até o início de 2020, sendo a chamada Ferrovia de Integração Oeste-Leste, que ligará Caetité ao Porto de Ilhéus, na Bahia, além da chamada Ferrogrão, em Mato Grosso.

O ministro disse também deve ocorrer a prorrogação antecipada de trechos já concedidos, quando as outorgas devidas poderão ser pagas pelas operadoras por meio da construção de novos trechos ferroviários, que devem ser de propriedade da União.


Autor: Renato Lobo

Ler todos os posts

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 Comentários deste post

  1. Na verdade, ele anunciou muito mais coisas e investimentos no setor ferroviário, deixando claro q quer dar menos prioridade para os caminhões e sim para os trens! E eu achando que os sites de transportes iriam se animar com essa medida anti-carrocrata, vcs só noticiam isso?!

    Mcl / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.