Bilder Waldenburgerbahn für Combo am Freitag, 05. Oktober 2018 in Waldenburg. © Photo Dominik Plüss
VLT

Suíços estudam Linha de VLT automatizada

Suíços planejam a operação de uma linha de Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT totalmente automatizada. A ferrovia com 13,1 km de extensão localizada no noroeste da Suíça entre Liestal, sudeste de Basiléia, até Waldenburg, foi inaugurada em 1880.

O governo local revitaliza o eixo de transporte, com a compra de novos trens e mudanças na bitola dos trilhos. A Stadler fornecerá 10 composições com entrega prevista entre abril de 2019 e o final de 2021, com a frota entrando em serviço comercial em dezembro de 2022. O sistema de sinalização será renovado.

A operadora Baselland Transport (BLT) planeja introduzir a Operação Automática de Trem (ATO) na linha que começa com o Grau de Automação 2 (GoA2) a partir de 2022, migrando para GoA3 a partir de 2027 e GoA4 (operação sem motorista) a partir de 2032.

Um estudo de viabilidade sobre a automação da linha foi realizado pela com base nos quatro níveis de níveis de automação estabelecidos pela Associação Internacional de Transporte Público (UITP).

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus