SPTrans

Ônibus que cobrem trajeto da Linha 5-Lilás perdem até 63% de passageiros

Com a inauguração da extensão da Linha 5-Lilás do Metrô, que agora liga o Capão Redondo até a Chácara Klabin, passando pela Santa Cruz, o número de usuários em linhas municipais gerenciadas pela SPTrans caiu, sobretudo em trajetos similares a linha metroviária. O fato indica uma migração do usuário do transporte por ônibus para o modal sobre trilhos.

É o que revela o relatório “Passageiros Transportados – 2018“, na página da Secretaria de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo.

Em um dos casos, a queda de passageiros foi de na ordem de 63%. É o caso da Linha 675L – Terminal Santo Amaro – Metrô Santa Cruz, que cobre um trajeto parecido com a Linha 5-Lilás. Em novembro de 2017, a linha transportou 379.614, contra 142.495 do mesmo mês deste ano.

Outra ligação que perdeu passageiros foi a 695V – Terminal Capelinha – Metrô Ana Rosa. Em novembro do ano passado, a linha transportou 243.042 usuários, e em novembro de 2018, 156.113 passageiros.

Não foi apenas a Linha 5-Lilás que ganhou passageiros dos ônibus. Usuários estão usando também as baldeações para chegar até o centro. A Linha 6455 – Terminal Capelinha – Largo São Francisco perdeu 29% de seus usuários em novembro de 2018 contra o mesmo mês do ano passado, quando transportou 270.463 em 2018, contra 378.408 em 2017.

Estação Santa Cruz, da Linha 5-Lilás | Foto: Renato Lobo

Queda mês a mês

Os dados revelam ainda que a perda de passageiros no transporte sobre pneus é agravada mês a mês, a medida em que o passageiro toma conhecimento do funcionamento da Linha 5-Lilás. A Linha 675L perdeu 5% de passageiros na comparação de setembro de 2018 com 2017, e 33% na comparação no mês outubro dos dois anos, e agora, 63%.

Este fenômeno se dá pela confiabilidade nos transportes sobre trilhos, perceptível pelo passageiro. O sistema de ônibus, por sua vez, ainda que parte destas ligações sejam feitas em corredores exclusivos, estão sujeitos a interferências externas, que podem atrasar as viagens.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus