Estação Santa Cruz, da Linha 5-Lilás | Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Metrô SP

Com novas estações, Linha 5-Lilás tem aumento de 31% na média diária de passageiros

Após a entrega das estações Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin da Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo, além da ampliação no horário de atendimento das paradas que fazem conexão com outras linhas, a média de usuários diários aumentou cerca de 31% na ligação metroviária que liga o Capão Redondo até a região da Vila Mariana. Os dados foram obtidos com exclusividade pelo portal Via Trolebus.

O ramal é operado pela empresa ViaMobilidade desde o dia 4 de agosto. O consórcio tem como pertente a CCR e Ruas Invest.

Em setembro a linha lilás transportou em média cerca de 322.641 usuários por dia. Já em outubro, com a linha completa e operação em horário integral, foram transportados em dia útil, uma média de 423.779 passageiros.

A reportagem do Via Trolebus esteve nos últimos dias úteis na estação Santa Cruz, no início da noite, e observou embarque cheio na estação recém inaugurada, que faz conexão com a Linha 1-Azul.

Embarque em Santa Cruz no início da noite. Foto: Renato Lobo
Embarque em Santa Cruz no início da noite. Foto: Renato Lobo

Movimento na Linha 5

De acordo com os dados obtidos pelo site, a estação Santo Amaro que faz conexão com a Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM é a mais movimentada da Linha 5. No entanto, a parada perdeu 0,45% na média diária de passageiros entre setembro e outubro: 89.242 em setembro para 88.832 em outubro.

O Terminal Capão Redondo, por outro lado, ganhou cerca de 8% entre Setembro e Outubro: de 74.750 para 81.181 na média diária de usuários. Com exceção de Santo Amaro, todas as paradas ganharam usuários. O maior aumento foi em AACD Servidor, com aumento em 49%, de 6.847 usuários em média por dia em setembro para 10.247 passageiros em média diária em outubro.

A parada menos movimentada é a Alto da Boa Vista, e ainda sim, registrou aumento de 36% no fluxo diário de usuários: em setembro a média diária foi de 3.554 e outubro, 4.853.

A expectativa é que a Linha 5 transporte em sua plena capacidade, 855 mil passageiros diariamente.

5 curiosidades sobre a Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo:

YouTube video

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus