Metrô de SP estuda aquisição de 19 novos trens por meio de leasing

Foto: William Molina

O Metrô de São Paulo estuda a aquisição de 19 trens por meio de leasing, um termo em inglês que significa Locação Financeira ou Arrendamento Mercantil onde é feito um contrato adquirindo um bem escolhido pelo cliente que pagará por um prazo determinado. O modelo é bastante usado na aviação.

De acordo com o chamamento nº 12/2018, os trens poderão ser usados nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha e devem ter características parecidas com as frotas atuais, tendo seis carros, capacidade de transporte de 2.000 passageiros e ar condicionado. A novidade é que as composições terão passagem livre entre os carros, inéditos na operação destas linhas.

O estudo deve avaliar a modelagem de aquisição, assim como empresas que prestam este tipo de serviço. O prazo para a apresentação dos estudos é de 60 dias.

Segundo ainda o documento, modelos parecidos são usados em outros sistemas de Metrô ao redor do mundo, como em Lisboa, Madrid e Delhi.


Autor: Renato Lobo

Ler todos os posts

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.