Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

CPTM realoca trem da série 9000 para a Linha 12-Safira

Foto ilustrativa

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM realocou um trem da série 9000, fabricado pela Alstom no ano de 2012, para a Linha 12-Safira, que liga a estação Brás até Calmon Viana. Uma composição do modelo foi vista prestando serviços na antiga “linha variante“.

Os 9 trens desta série começaram a prestar serviços em 2014 na Linha 11-Coral [Luz-Guaianazes-Estudantes], mas neste ano, parte das unidades foram realocadas para a Linha 13-Jade [Engenheiro Goulart – Aeroporto Guarulhos], além dos serviços Connect [Brás – Aeroporto Guarulhos] e Airport Express [Luz – Aeroporto Guarulhos].

Com a chegada de novos unidades da série 9500 para a Linha 7-Rubi [Luz-Francisco Morato-Judiaí], trens da série 8500 presentes nesta linha são “liberados” para a Linha 11-Coral, esta que por sua vez também recebe novas composições produzidas pela Caf, que então libera composições da série 9000 para a Linha 13, e agora para a linha 12.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus