Estação Santo Amaro - Linha 9-Esmeralda da CPTM | Foto: Renato Lobo
CPTM Metrô SP

Malha do Metrô e CPTM podem ganhar um pouco mais de 20 km em 3 anos

São Paulo poderá chegar a marca de 113 quilômetros de Metrô nos próximos 3 anos, além de ganhar 1,2 milhão de usuários por dia útil, segundo reportagem do Valor Econômico, com entrevista do secretário adjunto de Estado dos transportes metropolitanos, Michael Cerqueira.

Atualmente estão em andamentos os projetos nas linhas 4-Amarela, da estação São Paulo-Morumbi até a Vila Sônia, a 15-Prata entre Vila União e Jardim Colonial e 17-Ouro, entre o Aeroporto de Congonhas até a estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda da CPTM.

Estas duas últimas linhas que são ou serão operadas por monotrilhos, apresentam problemas. A prata, o Governo Estadual terá que relicitar a obra, depois da construtora ter problemas. Já na linha ouro, recentemente a fabricante dos trens disse que poderia sair do consórcio.

Expansão da malha da CPTM

Outro projeto esperado é a expansão de 4,5 quilômetros da Linha 9-Esmeralda, entre Grajaú, passando pela futura parada Mendes-Vila Natal, até Varginha. A CPTM opera 130 km de trilhos dentro da cidade de São Paulo.

A extensão deve atender a 110 mil pessoas de bairros do extremo sul como, a Estrada dos Mendes, Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares.

Este projeto também teve problemas. Foi prometido na campanha eleitoral de 2010 para ser entregue em 2014.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus