Ônibus

Volvo vai produzir 700 chassis para ônibus de Bogotá

A Volvo fechou encomenda de fabricação de 402 chassis para ônibus biarticulados e 298 articulados para Bogotá, no sistema Transmilênio. Os veículos serão fabricados no Brasil e vão dobrar a produção de chassis na fábrica em Curitiba (PR).

As entregas serão iniciam em 2019, e a aquisição se trata da renovação da frota de ônibus do sistema de Bus Rapid Transit – BRT.

Em um comunicado, Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America, disse que a empresa ajudou a consolidar os sistemas de corredores de ônibus em outras localidades.

“A Volvo ajudou a desenvolver os principais BRTs da América Latina. Inventamos o primeiro ônibus biarticulado comercialmente viável do mundo. Nossos veículos são projetados para esses sistemas de grande capacidade, com diferenciais de eficiência e produtividade. Estamos entusiasmados em continuar contribuindo para a mobilidade urbana de Bogotá”, afirmou Fabiano Todeschini.

O sistema da capital da Colômbia transporta atualmente 2,5 milhões de passageiros por dia. O Transmilênio foi inaugurado em 2001, e é considerado até hoje uma referência em sistemas BRT para o mundo.

A marca deve equipar os veículos com sistemas avançados que monitoram a operação, possibilitando interação remota com a frota em tempo real. Destacam-se os sistemas Fleet Management (permite monitoramento por telemetria em tempo real, acessando dados como aceleração, frenagem, velocidade, consumo de combustível etc), I-coaching (espécie de treinador virtual de motoristas) e o Serviço de Controle de Velocidade por Conectividade (por meio de geolocalização, limita automaticamente a velocidade máxima do ônibus em pontos críticos de segurança – próximo a escolas, dentro de terminais etc).

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus