Ônibus

Reino Unido deve testar ônibus autônomos com passageiros a partir de 2020

A cidade de Edimburgo junto com a Innovate UK, uma agência de inovação do Reino Unido, estão desenvolvendo um projeto de ônibus autônomo, cujo o veículo possuí dimensões comuns de coletivos do transporte público em geral, e não mini-ônibus como se tem notícia.

Participam ainda do projeto, a operadora Stagecoach East Scotland, da Transport Scotland, além do fabricante de ônibus Alexander Dennis, entre outros.

Um ônibus do modelo ADL Enviro200 autônomo é testado na fábrica em Guildford. Quando finalizados os testes, cinco veículos sem condutor devem operar em uma rota de 23 km entre a estação ferroviária Edinburgh Park e a instalação Ferrytoll Park & ​​Ride em Fife, oferecendo um serviço a cada 20 minutos. Cada ônibus possui 11,8 metros de comprimento e capacidade para transportar 42 passageiros.

Os veículos vão rodar em tráfego misto, mas em uma faixa dedicada ao transporte público. No início, motoristas devem permanecer a bordo seguindo uma regulamentação local.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus