Metrô

Inaugurado em 2002, Metrô de Deli ultrapassa 300 km de extensão

Deli, a segunda maior e mais importante cidade da Índia, inaugurou sua primeira linha de metrô em 2002, e passados 16 anos, passou a marca de 300 km de rede metroviária.

Em 31 de outubro, foi entregue o tramo leste de 17,8 quilômetros da Linha Rosa orbital (Linha 7) entre Shiv Vihar e o Lago Trilokpuri Sanjay, com 15 estações, e combinações com outras linhas.

O novo ramal conecta com a super utilizada rede da Indian Railways (IR) em Anand Vihar. Para a operação foi preciso erguer uma patio de manobras e manutenção de 18,2 hectares em Vinod Nagar, que possui 20 linhas para manutenção em uma galpão fechado e outras 12 a céu aberto. Painéis solares no teto do depósito gerarão 1,1 MW de eletricidade para uso no local.

A rede de Deli conta com 314 km trilhos e 229 estações. A Delhi Metro Rail Corporation (DMRC) diz que abriu 80 km de novas linhas até agora, e espera abrir os 33,5 km restantes da expansão até o final do próximo mês.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus