Recordar é viver

Há 20 anos, último trem de passageiros partia de São Paulo ao Rio de Janeiro

Em outubro de 1998, o ultimo trem partiu da estação Barra Funda em São Paulo rumo à estação Barão de Mauá no rio de Janeiro. Você já imaginou poder ir de trem de São Paulo até o Rio de Janeiro? Sim, no século passado isso era possível.

Confira o nono vídeo do canal do Via Trolebus, no YouTube:

YouTube video

Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha do Brás, até a a Penha.

Já em 1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial,

Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central do Brasil,

O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980, com a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente.

Em 1991, o serviço que fazia a ligação Rio – São Paulo, fez sua última viagem, após mais de 40 anos de operação, sendo retomado em 1994.

Após alguns anos de funcionamento, o Consórcio Trem de Prata desistiu da operação comercial do trem, devido aos constantes atrasos provocados pela má conservação da via, além da concorrência com a Ponte aérea Rio-São Paulo (que se popularizou nessa época com a queda dos preços das passagens), além do fim da Rede Ferroviária Federal, quando a malha ferroviária entre Rio e São Paulo foi concedida a iniciativa privada.

Na década passada, o governo federal chegou a cogitar a ligação entre as duas cidades por meio de um trem de alta velocidade.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus