Trem de Carga

Edital de concessão da Ferrovia Norte-Sul é lançado

Foi lançado nesta semana o edital de concessão da Ferrovia Norte-Sul. O documento assinado pelo presidente Michel Temer corresponde a um trecho de 1.537 quilômetros, entre Porto Nacional, em Tocantins, e Estrela D’Oeste, em São Paulo. Trata-se de um importante eixo para escoamento da produção agrícola do país.

O valor mínimo de outorga é de R$ 1,35 bilhão e o prazo de concessão é de 30 anos. Haverá recursos da subconcessão direcionados para o FNDF (Fundo Nacional de Desenvolvimento Ferroviário), caso seja aprovado. Vence a disputa a empresa que pagar o maior valor.

Cerca de 95% da ferrovia já está concluída. O trecho que ainda inoperante é o que vai de Ouro Verde de Goiás (GO) a Estrela d’Oeste (SP) e deve ser concluído pela Valec, estatal responsável pela construção da ferrovia.

Além deste edital, foram lançados outros referentes a aeroportos e terminais portuários. De acordo com o ministro dos Transportes, Valter Casimiro, todo o processo de finalização dos editais foi acompanhado pela equipe de transição do presidente eleito Jair Bolsonaro.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus