The new Azur subway in Laurier station. Montreal, Canada.
Metrô

Bombardier e Alstom vão produzir trens para o Metrô de Montreal

O Metrô de Montreal, operado pela Société de transport de Montréal – SMT, encomendou 17 trens de nove carros de um consórcio formado pela Bombardier Transportation e a Alstom.

A encomenda é uma continuação de um contrato de 52 composições assinados em outubro de 2010. A fabricação dos trens será feita na fábrica da Bombardier em La Pocatière. Uma unidade da Alstom em Sorel-Tracy fornecerá motores, comunicações, sistemas de informações aos passageiros e CCTV. O contrato estipula que 60% dos componentes sejam canadenses.

O presidente da Bombardier Transportation na região das Américas, Benoit Brossoit, chamou o material circulante de “uma experiência de mobilidade premium”, enquanto o gerente geral da Alstom Canadá, Angelo Guercioni, considerou a rede metropolitana de Montreal como “icônica”.

O sistema possui 69,2 km divididos em quatro linhas. Transporta uma média de 1,11 milhões de passageiros por dia. A bitola do sistema é de 1435 mm.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus