A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, iniciou nesta terça-feira, 16 de outubro, o serviço Airport Express, um trem que liga a estação da Luz até o Aeroporto, e vice versa, sem paradas intermediárias.
O Via Trolebus embarcou na primeira viagem, e conta como foi este serviço:
O passageiro deve adquirir um bilhete especial que custa R$ 8,00, que pode ser comprado em bilheterias destinadas para isso. Na luz, o local de venda é o mesmo do Expresso Turístico.
O trem opera de segunda a sexta, no sentido Aeroporto às 10h, 12h, 14h, 16h e 22h. Já de Guarulhos para a Luz, funcionará 9h, 11h, 13h, 15h e 21h.
A plataforma de embarque é feita em uma espécie de extensão do espaço da Linha 11-Coral:
O trem partiu as 10h da manhã, e chegou no aeroporto as 10h32. Não houve paradas no meio do caminho, mas em alguns trechos o trem operou com velocidade reduzida, como na região do Brás, além de trechos em que a composição troca de via, como na região da Bresser entre as vias das linhas 11-Coral e 12-Safira.
O trem seguiu vazio entre a Luz e Guarulhos, mas de acordo com o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, a medida em que as pessoas ficarem sabendo do serviço, o carregamento poderá aumentar.
O secretário disse ainda que novos horários poderão ser implementados a medida em que aumente a procura pelo serviço.
Na estação Aeroporto, a CPTM destinou uma das plataformas para o trem Expresso:
Trem da série 9000 presta serviços na Linha 13 e nos atendimentos:
Fluxo de passageiros no sentido Luz: