Tecnologia

Empresa do Reino Unido vai testar trem a bateria em rotas regionais

A empresa de leasing de trens Porterbrook, do Reino Unido, trabalha um protótipo de trem que funciona a bateria, afim de demonstrar a viabilidade da tecnologia para operadores.

A Porterbrook é proprietária da frota da West Midlands Trains, esta que por sua vez opera trens de passageiros na franquia West Midlands entre Londres e as estações em English Midlands.

Engenheiros avaliam que seria viável a possibilidade de converter os trens, e acreditam que uma bateria aliado ao modo elétrico, poderia oferecer vários benefícios de desempenho.

Após a decisão de não eletrificar a linha Lakes no ano passado, o governo local disse que queria ver os trens de “combustível alternativo” na rota.

“A adição do BatteryFLEX ao nosso portfólio de material rolante ajudará os operadores a reduzir ainda mais a emissão de carbono e as emissões, mantendo o desempenho e a entrega. Acreditamos que esta tecnologia ecológica poderá ter um enorme impacto em todo o país, proporcionando viagens mais limpas em nossa rede ferroviária, inclusive em rotas pitorescas como a Lakes Line”, afirma Mary Grant, CEO da Porterbrook.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus